Video Games
400 views 0 comments

REALIDADE VIRTUAL PODE AJUDAR A CURAR DEPRESSÃO

by on 19 de Fevereiro de 2016
 

Estudo aponta que terapia usando realidade virtual pode ajudar pessoas com depressão. Pesquisadores da Universidade de Londres e da Instituição Catalã de Pesquisa e Estudos Avançados na Universidade de Barcelona indicaram que “terapia imersiva com realidade virtual” ensina pacientes a serem “menos críticos e terem mais compaixão com eles mesmos”. O resultado da pesquisa foi a redução dos sintomas da depressão.

Quinze pacientes com depressão entre 23 e 61 anos, receberam essa terapia por um mês, e foi reportado que nove deles tiveram seus sintomas reduzidos. De acordo com o estudo, desses nove, quatro tiveram uma melhora “clinicamente significante” da doença. Participantes dedicaram apenas oito minutos de seus dias durante três vezes na semana ao óculos de realidade virtual.

Oculus Rift

No mundo da realidade virtual, os pacientes se tornaram avatares virtuais e precisaram confortar uma criança chorando. Quando os participantes interagiam com a criança, ela parava de chorar e “respondia positivamente” ao conforto. Após alguns minutos, os participantes mudavam de perspectiva, virando a criança, assistindo ao seu próprio avatar repetidamente “falar palavras e gestos de consolo”.

Apesar dos pequenos testes não provarem que de fato essa medida funciona, o líder de pesquisa Chris Brewin viu resultados promissores. Alguns pacientes, afirmaram para o pesquisador, “descreveram como a experiência mudou sua resposta à situações na vida real, na qual eles anteriormente se criticavam.”

Os pesquisadores vão continuar desenvolvendo essa tecnologia e pretendem conduzir “um teste controlado maior” para “confidencialmente determinar se existe algum benefício clínico”. A terapia tem grande potencial, afirmou a co-autora Mel Slater. “O recente marketing de produtos de realidade virtual de baixo custo mostra que esses métodos podem potencialmente estar em cada casa e ser usado em grande escala”.

Você leitor desse artigo pode visualizar mais publicações sobre o mundo virtual clicando aqui

Be the first to comment!
 
Leave a reply »

 

Leave a Response